Tratamentos

Clínica Geral

Na especialidade Clínica Geral, geralmente é o primeiro contato do paciente com o Dentista, nesta fase deve-se pesquisar o estado de saúde geral do paciente, bem como sua história médico-odontológica, e seu histórico sobre tratamentos odontológicos anteriores, desta forma obteremos informações sobre o paciente, as quais nos dará suporte para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado. 
Com estes dados em mãos, o paciente é recebido pelo dentista e após uma conversa inicial de esclarecimento, o mesmo irá passar por um exame intra-oral e extra-oral, pois é muito importante as características físicas (linha do sorriso, simetria facial, suporte labial , cor, idade, etc) e emocionais do paciente.
Poderá ser pedido exames complementares, como raio x, exames laboratoriais e fotos para início do tratamento.

 

Cirurgias Odontológicas

As cirurgias orais são muitas vezes a solução para um bom resultado.
Na Clínica Odontológica – Dr. Alexandre Mesquita antes de cada cirurgia é realizada uma limpeza e desinfecção de toda a sala, coloca-se um protetor estéril envolvendo todo o equipamento e o cirurgião utiliza uma roupa especial esterilizada e descartável para garantir o máximo de assepsia e menor risco as infecções.

 

Para nós, o sucesso das Cirurgias só se consegue quando se olha o paciente como um todo, e não como um caso cirúrgico. É muito importante respeito e consideração aos aspectos de saúde geral das pessoas.

Clareamento Dental

Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e cada vez mais ficam com aquele sorriso amarelo. Um problema que tem solução. Com o clareamento dental o paciente pode perder o sorriso amarelo recuperando a cor natural dos dentes deixando o sorriso mais atraente e bonito.

O Clareamento Dental não é indicado para pacientes que tenham:

- Dentes manchados por uso de tetraciclina e seus derivados;

- Dentes escurecidos pela idade, tempo, corantes

- Dentes com calcificação pulpar causada por traumatismo

- Dentes acometidos por fluorose e que tenham manchas amarronzadas

- Dentes com indicação de faceta



Qualquer pessoa pode realizar o clareamento dental, desde que os dentes estejam íntegros, sem muitas restaurações recobrindo o dente como um todo, o que se necessita sempre primeiro é uma avaliação inicial correta para determinar qual o tipo de clareamento dental é mais indicado, como será realizado, e se existe a necessidade de algum tratamento prévio (precaução) para sua realização.

O Clareamento Dental está contraindicado para pacientes:

- Com dentes hipersensíveis ou hipoplasia de esmalte;

- Crianças com menos de 10 anos de idade;

- Alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador;

- Grávidas ou que estejam amamentando;

- Incapazes de seguir as instruções corretamente.

Endodontia
(Tratamento de Canal)

A endodontia é a especialidade da odontologia popularmente conhecida como tratamento de canal ou canal do dente, sendo a vertente odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente.


O especialista em endodontia (canal) atua promovendo o alívio da dor em dentes inflamados, e/ou também na descontaminação devido à necrose pulpar (nervo do dente) e suas possíveis consequências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, entre outros.


A realização da endodontia (canal) hoje é considerada tanto pelos especialistas em endodontia tanto pelos clínicos que atuam na área como um procedimento de rotina, devido ao avanço das modernas técnicas de realização dos procedimentos, e com os novos e mais potente anestésicos, o tratamento torna-se indolor.
Basicamente, a endodontia (canal), se resume em uma completa eliminação do tecido pulpar de dentro do canal radicular e posterior obturação.


O tratamento de canal do dente pode ainda ser necessário em casos de traumas dentais, infecções ou por necessidades restauradoras. Tudo isso é feito rapidamente e sem dor e normalmente pode ser realizado em apenas uma consulta utilizando as técnicas atuais como o laser terapêutico que garante um pós- operatório bem mais rápido e tranquilo.

Implante e Prótese Dental

Implantes Dentários
Os implantes dentários são pinos de titânio que substituem a raiz dos dentes perdidos. O implante dental serve de apoio para a prótese (dente) que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função. Os implantes dentários podem ser indicados para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.

Sobre as vantagens dos Implantes dentários:
A perda de dentes pode levar a problemas estéticos, de mordida e ósseos, portanto é fundamental uma rápida reposição do dente. Outras características dos implantes dentários:

- Inibe a atrofia do osso após a perda de um dente

- O implante dental é fixo

- Não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes

Próteses Dentárias Fixas ou Removíveis
As próteses dentárias podem ser removíveis (onde o paciente pode tirar sempre que o desejar), ou fixas (cimentadas ou parafusadas a implantes ou dentes e só o dentista as poderá remover). Ambas as próteses dentárias podem ser, unitárias, parciais ou totais (as fixas só podem ser totais no caso de implantes).

Ortodontia
(Adultos e Crianças)

Aparelhos Móveis - Aparelhos Fixos (Metálicos e Transparentes).

Ortodontia é uma especialidade da odontologia que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção das irregularidades dos dentes e da face. No passado, a tratamento de ortodontia estava associado às crianças, porém, hoje não existe idade máxima. Os adultos normalmente preferem os brackets estéticos, que tem a cor do dente e quase não aparecem.
 

A ortodontia é responsável por além de corrigir os dentes mal posicionados, auxilia a boca, os músculos da face e os dentes, pois funcionam sempre juntos. Quando alguma das partes está alterada, interfere na estética da face, na fala, na deglutição e até mesmo na respiração. Embora seja difícil prever o tempo do tratamento para ortodontia, pois ele depende de vários fatores, em média leva-se de 12 a 36 meses.
 

A maioria das pessoas imagina que a correção de dentes através da ortodontia deve ser feita na adolescência, porém, o melhor é que uma primeira avaliação seja feita nos dentes de leite por volta dos 4 e 5 anos. Cuidando desde cedo, previnem-se diversos problemas, como doenças periodontais, cirurgias corretivas no futuro, extração de dentes e tratamentos longos.

Periodontia
(Gengivas)

Ultrassom, raspagens e cirurgias gengivais
A periodontia cuida dos tecidos ao redor do dente (periodonto) como gengiva e ligamentos periodontais. A periodontia abrange ainda os tratamentos para gengivites, periodontites, cirurgias de gengiva, enxertos gengivais, recuperação dos dentes como um todo. Veja como evolui uma doença periodontal:

Gengivite
É o primeiro estágio da doença periodontal, ainda reversível. Ao deixar os dentes sujos e contaminados por placa bacteriana, a gengiva se torna inchada e sangra um pouco, principalmente durante a higienização.

Periodontite
É uma doença muitas vezes, indolor e caracteriza-se por processos inflamatórios nos tecidos moles que, no caso da Periodontite, leva a perda do osso ao redor dos dentes, resultando na perda dos mesmos.



Complicações em Periodontia
Pesquisas recentes revelam que infecções como estas, de origem bucal podem disseminar e causar infecções em outros órgãos e até nascimentos prematuros, por isso a necessidade de uma boa higienização e controle adequado do seu profissional Periodontista ou Clínico Geral.

Odontologia Estética (Dentística)

Restaurações Dentárias - Estética e Função
Além da aparência, o seu sorriso é imprescindível na apresentação pessoal. Através das associações de pequenos procedimentos, hoje com a odontologia estética podemos corrigir forma, posição ou cor dos dentes.
A odontologia estética atual visa através das mais modernas técnicas de estética dental e de novos materiais, utilizar os tratamentos necessários para devolver a harmonia ao sorriso.

Estética Dental Perfeita
Além da saúde bucal, um visual agradável em relação à aparência do seu sorriso é imprescindível na apresentação pessoal. Através das associações de pequenos procedimentos, hoje com a odontologia estética podemos corrigir forma, posição ou cor dos dentes.
A odontologia estética atual visa através das mais modernas técnicas de estética dental e dos novos materiais os tratamentos necessários para devolver a harmonia ao sorriso.
Para isso a odontologia estética, utiliza desde os novos tratamentos ortodônticos, plásticas gengivais, ou ainda o uso das modernas Facetas de porcelana, Coroas em Porcelana ou Metal free (Zirconia, In Ceram, Empress e Procera), Facetas em resina, Onlays, Restaurações estéticas, Clareamento dental e Implante dental, onde essas técnicas permitem recriar totalmente a cor e a forma dos dentes para formar um sorriso mais estético, de forma rápida, segura e durável.

Odontopediatria
(Bebês, Crianças e Gestantes)

Orientações para bebês, crianças, adolescentes e gestantes
Pesquisas mostram que o medo de dentista, que inibe os pacientes adultos a procurarem tratamento, geralmente é consequência de uma má experiência com o dentista quando criança. Para ter uma higiene bucal adequada, saudável pela vida inteira, é preciso começar a prevenir desde criança.
Os cuidados odontológicos feitos na odontopediatria podem começar já na gestação quando a futura mamãe é instruída sobre hábitos alimentares.

Galeria de Sorrisos
Agende sua Consulta
Como Chegar

Avenida do Taboão, 4.129  Taboão



SBC     São Paulo     CEP 09657-000

 

E-mail: clinica.alexandremesquita@gmail.com

Telefones:  (11) 4173-3871 | 3996-3775

Whatsapp: (11) 96059-9591

 

© 2018 Direitos reservados à Clínica Odontológica - Dr. Alexandre Mesquita